O que é Espermograma?
O Espermograma tem por objetivo avaliar a presença e as características dos espermatozoides presentes no sêmen.
Em que casos o Espermograma é indicado?
O exame é utilizado para descobrir as prováveis causas de infertilidade no casal. Ele também costuma ser aplicado para avaliar a eficácia de uma cirurgia de vasectomia, e ainda para diagnóstico de patologias como infecção (prostatite e outras) e varicocele..
Que tipo de alterações são detectadas pelo Espermograma?
São analisadas alterações na produção de espermatozóides, que podem ser resultantes de problemas na próstata, varizes na bolsa escrotal (varicocele), pós-vasectomia e pós-reversão de vasectomia, inflamações e infecções nos testículos, evidência de ejaculação retrógrada, riscos ocupacionais para técnicos em radiologia, etc.
Como é feita a coleta da amostra para o Espermograma?
A amostra é colhida no laboratório mediante masturbação. O sêmen deve ser depositado no recipiente estéril disponibilizado pelo laboratório, e enviado para a análise. O material deve ter sido colhido sem utilização de lubrificantes ou preservativos durante o processo.
Quais análises são realizadas pelo Espermograma?
A análise macroscópica utiliza critérios como cor, pH, viscosidade, volume e tempo de liquefação do sêmen. Já a análise microscópica avalia a concentração de espermatozoides por mL e por volume total ejaculado, além de motilidade, vitalidade e morfologia.
Como é a preparação para realização do Espermograma?
O paciente deve se evitar manter relações sexuais ou ejacular por qualquer outro estímulo por um período entre dois e cinco dias antes do exame, conforme prescrição do médico.