top of page
Banners_Banner-Página-2.png
Site_íconeIcone-Intolerância-ao-glúten.png

Intolerância ao glúten

a-farinha-esta-espalhada-na-mesa-da-cozinha-ao-lado-da-farinha-e-um-prato-com-um-monte-de-

O que é a Intolerância ao Glúten?

Quando o organismo é incapaz de processar o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e derivados, surge o quadro denominado Intolerância ao Glúten.

 

O que causa a Intolerância ao Glúten?

A Intolerância ao Glúten pode resultar de uma propensão congênita, que se manifesta em qualquer fase da vida.

 

Quais os principais sintomas da Intolerância ao Glúten?

Dores abdominais, gases, diarreia ou prisão de ventre estão entre os principais. Mas a Intolerância ao Glúten também pode causar dor de cabeça, dores musculares, fadiga e problemas de pele.

 

Que especialidade médica investiga a Intolerância ao Glúten?

O médico gastroenterologista é o especialista mais indicado para tratamento da Intolerância ao Glúten. É ele o responsável por diagnosticar e tratar as doenças do aparelho digestivo.

 

Intolerância ao Glúten e Doença Celíaca são o mesmo?

Não. A Intolerância ao Glúten é também conhecida como “sensibilidade ao glúten não-celíaca”, pois se observam os mesmos sintomas da Doença Celíaca, porém menos intensos e sem sequelas. Já a Doença Celíaca é um problema autoimune, que resulta em inflamação no intestino delgado com redução da sua capacidade de absorver nutrientes. 

 

Quais exames auxiliam no diagnóstico da Intolerância ao Glúten?

Entre os principais está o Estudo Molecular para Doença Celíaca, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, utilizam-se também os exames de Anti-Endomísio, Anti-Transglutaminase Tecidual, e Anti-Gliadina.

 

É possível curar a Intolerância ao Glúten?

Não, a Intolerância ao Glúten é uma condição permanente. Mas é possível viver sem seus sintomas. Basta excluir sua causa: a ingestão de glúten. Ao eliminar inteiramente o glúten da dieta, fica-se livre dos efeitos da intolerância a essa proteína.

 

Quais alimentos contém glúten?

Trigo, cevada, centeio e aveia, assim como todas as preparações que os tiverem como ingredientes, incluindo pães, bolos, biscoitos, massas, etc. Versões dietéticas desses alimentos estão disponíveis no mercado, elaboradas especificamente para intolerantes ao glúten. É importante consultar sempre o rótulo dos alimentos industrializados, para excluir a  presença do glúten entre os ingredientes.

 

Quais alimentos fazem parte da dieta de quem tem Intolerância ao Glúten?

Frutas, verduras, leguminosas, proteína animal, ovos, leite, castanhas, etc. Apenas alimentos que contenham trigo, cevada, centeio e aveia, como pães, bolos, biscoitos e massas, devem ser evitados.

 

Como amenizar uma crise de Intolerância ao Glúten?

Em caso de ingestão acidental com sintomas muito intensos, consulte seu médico. Alguns paliativos pontuais como, chá-verde ou caldos de proteína animal costumam ser ingeridos para suavizar o mal-estar.

 

Onde realizar exame de Intolerância ao Glúten?

Os exames de Intolerância ao Glúten devem ser realizados em laboratório clínico qualificado.

bottom of page