
Dúvidas Frequentes
O tempo de jejum requerido por cada exame varia muito, desde 3 horas até 12 horas no máximo. Evite ultrapassar 14 horas sem alimentação, pois isso também pode afetar o resultado dos exames.
Sim. Beber alguns copos de água pura não vai interromper o jejum exigido antes da coleta de amostra. Mas café, chá, sucos, sopas, ou refrigerantes, mesmo os diet, não são permitidos!
Sim. Muitos exames não necessitam de jejum: hemograma comum, dosagens de vitaminas, a maioria dos exames hormonais, exames para as funções renais e hepáticas, e outros. Mas sempre se informe e siga a orientação do médico e do laboratório.
Sim. Praticar atividade física nas 24 horas anteriores à coleta pode interferir no resultado dos exames, então evite, especialmente exercícios mais intensos.
Não. É recomendado evitar bebidas alcoólicas pelas 72 horas anteriores à coleta, pois o consumo de álcool altera os resultados.
Apenas se for inevitável. Nesse caso, certifique-se de que esteve por pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. E encaminhe a amostra o quanto antes ao laboratório, mantendo-a refrigerada nesse meio tempo.
Siga estes passos cuidadosamente:
1. Higienize as mãos e os genitais com água e sabão.
2.Deixe “escapar” o primeiro jato, colhendo apenas o líquido que vier a seguir. Assim evita-se colher resíduos depositados na uretra.
3.Utilize apenas o recipiente próprio disponibilizado pelo laboratório.
Não. Tanto urina como sangue e fezes podem ser coletados no decorrer do dia. Mas não esqueça de seguir o tempo de jejum solicitado. Exceção são exames como cortisol, ferro e ACTH. Essas substâncias atingem seu pico de concentração no organismo pela manhã, e é nesse momento que devem ser coletadas.
Sim. Qualquer medicamento de uso contínuo, temporário ou pontual pode interferir nos resultados, dependendo do exame. Quando o atendente do laboratório solicitar essa informação, lembre-se de declarar todos eles.
Em geral, exames de fezes como o parasitológico ou a pesquisa de sangue oculto exigem apenas uma pequena quantidade, equivalente a 10 ml no máximo.
O hematoma surge quando acontece um pequeno escape de sangue sob a pele. Ele tende a ser rapidamente absorvido pelo organismo, mas caso perceba dor e calor na região, procure o laboratório. Para prevenir o problema, observe alguns cuidados:
Evite carregar peso com o braço puncionado logo após a coleta.
Pressione levemente a região da punção com algodão ou gaze por alguns minutos.
Se surgir um hematoma, massageie a região e aplique compressas mornas para acelerar a absorção.
Sim, não há problema em coletar sangue nesse período. Além disso, lembre-se de que, para alguns exames, como os de hormônios, é preciso saber em que estágio do ciclo menstrual você se encontra. Procure lembrar do dia de início da última menstruação para informar.
Geralmente as crianças não precisam fazer jejum antes da coleta. Mas no caso de lactentes (bebês e crianças ainda mamando), recomenda-se coletar logo antes da próxima mamada.




