O que é Pré-natal?
Assim que é confirmada a gestação, ou ainda antes, durante o planejamento, a mãe deve se submeter a um conjunto de exames para avaliar se o organismo materno está apto para as exigências orgânicas da gravidez. Esse é o Pré-natal, que se destina a prevenir ou tratar condições que afetem a mãe ou o bebê.
Quais exames integram o Pré-natal?
Em geral, o Pré-natal compreende a pesquisa de anemias e infecções (hemograma completo), funções hepática e renal, perfil lipídico, urocultura (para prevenir infecções urinárias), deficiências de vitaminas como ácido fólico, pesquisa de Estreptococo B, doenças sexualmente transmissíveis e glicemia. Também é importante determinar o fator rH na tipagem sanguínea, e doenças como toxoplasmose, rubéola, hepatites, e citomegalovírus, além de exame parasitológico. Vale lembrar que o conjunto de exames deve ser personalizados de acordo com o histórico da mãe.
Todas as gestantes devem realizar o Pré-natal?
Sim, todas as gestantes devem realizar os exames, independentemente de idade ou condição prévia.
Quais doenças podem ser detectadas pelo Pré-natal?
Doenças infecciosas como a sífilis, a rubéola ou a toxoplasmose, que podem gerar malformações no feto ou ser transmitidas a ele durante a gestação se não forem tratadas. Também doenças que possam provocar aborto ou parto prematuro, como a infecção por Estreptococo B, que pode contaminar o feto. Condições como diabetes, infecções urinárias e anormalidades na glicemia, que podem levar a quadros preocupantes como a pré-eclâmpsia.
Qual a melhor época para fazer o Pré-natal?
Assim que a gestação for confirmada. Na verdade, o ideal é a realização do chamado Pré-concepcional, incluindo os mesmos exames e que deve ser feito ainda antes do início da gestação, no caso da gravidez programada